Dia Internacional da Sindrome de Down


Hoje 21 de Março é dia
Internacional da Síndrome de Down

O que é síndrome de Down? Por que ela ocorre?



    A síndrome de Down foi descrita pelo médico inglês John Langdon Down, em 1866. Em 1959, Jerôme Lejeune descobriu que a causa da síndrome era genética.
    A síndrome de Down é um distúrbio genético que ocorre ao acaso durante a divisão celular do embrião. Esse distúrbio ocorre, em média, em 1 a cada 800 nascimentos e tem maiores chances de ocorrer em mães que engravidam quando mais velhas. É uma síndrome que atinge todas as etnias. Em uma célula normal da espécie humana existem 46 cromossomos divididos em 23 pares. A pessoa que tem síndrome de Down possui 47 cromossomos, sendo que o cromossomo extra é ligado ao par 21. A altaração no cormossomo 21, ao invês de apresentar dois cromossomos, a pessoa apresetna três. Essa alteração genetica afeta os diversos graus de desenvolvimeto da pessoa.
       Por isso a data  21 de março é tão simbóica e escolhida para comemorar o dia Internacional da Síndrome de Down, ecolhida pela associação “Down Syndrome International.”
A data foi escolhida porque escreve 31/3 (ou3/21), o que faz a alusão aos 3 cormossomos número 21n que as pessoas com Sín0drome de Down carregam. A ideia do dia partiu do geneticista Stylianos E. Antonarakis da Universidade de Genebra e foi defendia em 2005 no Congresso Intenational de Syndrome de Down em Malloca, na Espanha. A primeira comemoração da data foi em 2006.




"Todos são capazes de Aprender e se Desenovolver. Cada um no seu tempo e ritmo, mas capazes."

Os Sindrome de Down são exemplos fortes de determinação, alegria, força, amor e vitória. 

0 comentários: